ESSS participa do COBEQ 2014


A empresa apresentará dois trabalhos sobre o projeto de simulação de bagaço de cana em caldeiras e ministrará um minicurso em CFD

A ESSS participa do COBEQ 2014 (XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química), realizado entre os dias 19 e 22 de outubro no Centro Sul, em Florianópolis (SC). A empresa apresentará um trabalho na sessão “Tecnologia Industrial e Inovação”e um pôster sobre o mesmo tema na sessão “Simulação, Otimização e Controle de Processos”. Também ministrará o minicurso “Introdução a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD)”. O COBEQ é um dos mais importantes eventos da área de Engenharia Química e reúne diversos profissionais – pesquisadores, engenheiros, professores e estudantes – da área.

COBEQ 2014

A ESSS desenvolve junto com a equipe de pesquisa do professor Song Won Park da Universidade de São Paulo (USP) o projeto Modelagem Computacional de Caldeira de Bagaço de Cana de Açúcar. O trabalho que será apresentado no COBEQ 2014 mostrará os esforços das equipes em desenvolver, de forma consolidada, a modelagem e simulação da combustão do bagaço de cana-de-açúcar, um combustível renovável e importante para geração descentralizada de energia elétrica para regiões agrícolas. O processo de queima é aperfeiçoado com o auxílio da simulação computacional e tem o objetivo de utilizar o bagaço do vegetal, rejeito na indústria de cana-de-açúcar, como fonte de geração de energia elétrica, criando pequenas usinas junto às fábricas e à comunidade.

Já o minicurso “Introdutório a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD)” será ministrado entre os dias 20 e 22 de outubro. A formação apresentará o software ANSYS CFD e abordará os conceitos básicos, geometria, malhas e modelagem. O COBEQ 2014 traz palestrantes nacionais e internacionais, mundialmente reconhecidos, apresentando temas relevantes para a área de Engenharia Química. O evento é realizado bianualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Química – ABEQ.


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *