ESSS apresenta os benefícios da simulação no SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas


Em razão da produtividade crescente, puxada pelo uso intensivo de tecnologias, o agronegócio brasileiro segue como setor competitivo nos mercados internacionais de commodities. Discutir tendências tecnológicas que alavanquem mais a produtividade na agricultura é uma das propostas do 7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que conta com o patrocínio da ESSS. O evento reuni indústria, academia e entidades setoriais no dia 2 de setembro, a partir das 8h30, na FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Com o objetivo de mostrar as principais tecnologias presentes no mercado, a ESSS apresentará as principais ferramentas de simulação no evento e quais as suas vantagens competitivas quando utilizadas no desenvolvimento de máquinas agrícolas e na avaliação do comportamento de materiais particulados (grãos, por exemplo) em colheitaderias, silos, estocadores, entre outros. “As ferramentas de simulação computacional, como ANSYS e Rocky, podem ser utilizadas em aplicações específicas que vão ao encontro das necessidades do setor agrícola, auxiliando este setor a aumentar a produtividade e reduzir custos com garantias, manutenção e operação de equipamentos”, explica Rafael Vetturazzi, especialista em Aplicações CAE (Computer-Aided Engineering) da ESSS.

ESSS participa do SAE BRASIL de Máquinas AgrícolasESSS participa do SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas

O investimento em tecnologia tem mudado o cenário agrícola atual. Segundo Leandro Pires, chairperson do encontro, o País atingiu alto nível de competitividade mundial porque apresentou grande eficiência. “Nos últimos 25 anos, nós dobramos a nossa capacidade produtiva enquanto incrementamos as áreas plantadas em quantidade não superior a 20%. Esse dado demonstra que estamos conseguindo produzir mais sobre a mesma terra, o que não seria possível sem a atualização tecnológica do campo”, avalia o engenheiro. Acesse a programação completa do evento aqui.

Patrocinam o simpósio as empresas BorgWarner, Bosch, CBMM, Eaton, ESSS, Jacto, John Deere, Maxiforja, Siemens, Smarttech, Tuzzi e Virtual CAE. O apoio é da Abemec (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos), Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Agroin Comunicação, AHK Mercosul, AutoData, Grupo Cultivar, Revista A Granja, Revista AgriWorld, Revista Agro DBO, Revista Máquinas & Inovações Agrícolas, Revista Rural e Simers.

Serviço
7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas
Data: 2 de setembro
Horário: das 8h30 às 18h
Local: FIERGS (Teatro do SESI) – avenida Assis Brasil, 8.787, Sarandi, Porto Alegre
Programação: aqui

Fonte:
7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *