Manuseio de granéis sólidos é tema de workshop em BH


A cidade de Belo Horizonte (MG) sediará, nos dias 24 e 25 de setembro, o Workshop Manuseio de Granéis Sólidos. O evento tem o objetivo de promover o encontro técnico entre profissionais – principalmente do setor de mineração – que atuam direta ou indiretamente com o manuseio de granéis sólidos (em inglês, bulk solids handling), bem como apresentar soluções para os desafios que eles enfrentam diariamente, como redução da eficiência de processos, entupimento de equipamentos, desgaste de estruturas, entre outros. A ESSS patrocinará o evento e participará com uma palestra sobre o Rocky DEM, software de simulação de escoamentos granulares, ministrada pelo vice-presidente de engenharia e negócios do Rocky DEM, Inc. Rahul Bharadwaj.

O Rocky DEM é uma poderosa ferramenta de Modelagem de Elementos Discretos (em inglês, Discrete Element Modeling – DEM) que simula de forma rápida e acurada o comportamento de escoamentos granulares. Partículas sólidas de diferentes materiais, tamanhos e formatos podem ser consideradas em processos variados.

O workshop é uma inciativa inédita no Brasil e traz especialistas nacionais e internacionais que irão abordar como solucionar e evitar alguns dos problemas recorrentes no manuseio de granéis sólidos. Dentre os temas abordados, destacam-se a sessão técnica sobre amostragem – assunto pertinente a todas as operações -, e a importância e aplicação de ferramentas de simulação computacional e modelagem numérica na solução de problemas relacionados a manuseio de granéis sólidos. Acesse a programação completa aqui.

ESSS e Rocky DEM, Inc. apresentam as tecnologias de simulação de escoamentos granularesESSS e Rocky DEM, Inc. apresentam as tecnologias de simulação de escoamentos granulares

O evento é voltado para profissionais que trabalham com o manuseio de granéis sólidos. “Eles vêm de contextos distintos nas áreas de engenharia, operação e manutenção, e têm sua atuação em mineradoras, portos, empresas de consultoria ou fabricantes de equipamentos de manuseio”, explica Priscilla Grassi Freire, também coordenadora do evento e responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Tunra Bulk Solids no Brasil. Para o pesquisador titular do Instituto Tecnológico Vale – ITV – e organizador do evento, Arthur Pinto Chaves, o workshop é uma excelente oportunidade para que esses profissionais possam obter informações sobre tecnologias inovadoras.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-Usp) e a Tunra Bulk Solids, braço operacional da Universidade de Newcastle (Austrália). E conta com o patrocínio da ESSS, Rocky DEM, Inc., TMSA e Transmin e apoio do CREA-MG, Brasil Mineral e Minérios e Minerales.

Serviço
Workshop Manuseio de Granéis Sólidos
Data: 24 e 25 de setembro de 2015
Local: CREA-MG (Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG)
Informações: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/manuseio-de-graneis-solidos/2015/informacoes-gerais.asp


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *