ANSYS AIM revoluciona a forma de desenvolver projetos de engenharia

As médias e pequenas empresas estão revolucionando a forma de desenvolver novos produtos e agregando ao departamento de engenharia tecnologias mais modernas e eficientes, como os softwares de simulação computacional. Com o uso dessas ferramentas as empresas se tornam mais competitivas no mercado e são capazes de solucionar problemas complexos, ainda na fase de projeto, que envolvam diferentes físicas. Foi pensando nessa demanda do mercado que a ANSYS lançou o ANSYS AIM, poderosa solução de engenharia utilizada para otimizar o desenvolvimento de produtos envolvendo mais de uma física em uma única interface.

O ANSYS AIM permite:
– Prever, solucionar e corrigir falhas de produtos e projetos;
– Reduzir custos, otimizar uso de matéria-prima e minimizar gastos com garantia de produto;
– Atender as normas ASME, ABNT, entre outras;
– Eliminar a fabricação de protótipos físicos e ensaios de bancada;
– Acelerar o tempo de desenvolvimento de projetos e melhorar produtos;
– Tornar-se ainda mais competitivo no mercado.

Otimizando a produção com o ANSYS AIM
A STEMAC, empresa de origem gaúcha líder nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, identificou no uso das ferramentas de simulação computacional a melhor alternativa para reduzir o peso dos produtos e o consumo de matéria prima, sem perder em rigidez e qualidade. Em 2010 iniciaram o processo de implantação das ferramentas de simulação ANSYS para otimização de estruturas e, recentemente, utilizam essas soluções para melhorar a eficiência térmica dos grupos de geradores que desenvolvem. Neste ano, visualizaram na ferramenta ANSYS AIM a possibilidade de ampliar os tipos de análises e desenvolver projetos mais completos e eficientes.

“Com a aquisição do ANSYS AIM, nós encontramos uma solução que possibilita realizar análise estrutural, fluidodinâmica e térmica de maneira simples e em uma só interface”, conta Tiago Cesa, coordenador de engenharia da STEMAC. A STEMAC ainda está em fase de implantação da ferramenta, mas já identifica diversas potencialidades para o uso da ferramenta. “Inicialmente pretendemos utilizar o AIM para realizar análises CFD do fluxo de ar das carenagens de nossos grupos geradores. Com isso, esperamos diminuir o tamanho das carenagens dos grupos e obter desempenho térmico otimizado”, explica.

ANSYS AIM
A ANSYS lançou no início deste ano a nova plataforma ANSYS AIM com o slogan “Simulação Descomplicada”. O objetivo é oferecer aos engenheiros e projetistas uma ferramenta completa que permita desenvolver projetos de produtos envolvendo diferentes físicas em um ambiente moderno e intuitivo. Além disso, possibilita ao usuário importar desenhos CAD (Computer-Aided Design) existentes ou criar geometrias do zero.

O pacote ANSYS AIM conta com os renomados ANSYS SpaceClaim, ANSYS Meshing e ANSYS Workbench e possui a mesma qualidade dos Solvers utilizados em produtos, já referências de mercado, da ANSYS. Profissionais do setor de engenharia tem uma oportunidade única de conhecer a interface e o funcionamento da ferramenta gratuitamente. A ESSS e a ANSYS oferecem pela primeira vez a possibilidade de testar o ANSYS AIM em um ambiente virtual, sem a necessidade de cadastro e/ou instalação.

Teste já!
ANSYS AIM

 

Quer ampliar a experiência, obter mais informações e entender quais as benefícios que o ANSYS AIM pode trazer ao seu negócio? A nossa equipe de consultores está a disposição para esclarecer dúvidas técnicas e orientar sobre as possibilidades de uso para o segmento da sua empresa. Você pode entrar em contato conosco aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *