Desafios da Internet das Coisas


Você já pensou sobre como os smarphones estão presentes nos dias de hoje? Esses dispositivos estão mais complexos e inteligentes e revolucionando a comunicação, desde a forma que é feita a compra de um produto em uma loja, passando pela socialização com as pessoas, até as interações realizadas no ambiente de trabalho. A transformação tecnológica vivenciada atualmente não está presente apenas nos smartphones, também está impactando diretamente todos os setores industriais, como o automotivo, aeroespacial, equipamentos industriais etc. A essa nova onda high-tech, os especialistas chamam de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things).

Engenharia da Internet das Coisas (IoT)
Os chamados dispositivos IoT estão cada vez mais simples e intuitivos! A Internet das Coisas representa uma das maiores fontes de crescimento de receita para as próximas décadas, porém, traz desafios de engenharia nada triviais. Pode-se destacar a crescente complexidade – tanto do produto quanto do ambiente operacional – como um dos principais desafios da IoT. A imagem abaixo apresenta outros desafios levantados em uma pesquisa realizada pelo Abeerdeen Group.

Desafio-especificos-de-produtos-1

Para superar estes desafios, as ferramentas de simulação contribuem significativamente para o desenvolvimento de produtos da Internet das Coisas, como dispositivos portáteis de consumo, implantes médicos, carros conectados, turbinas industriais etc. As soluções da ANSYS oferecem uma vasta gama de recursos que auxiliam a projetar produtos mais eficientes, confiáveis e com menor custo.

Além disso, as ferramentas de simulação computacional auxiliam as empresas a se tornarem ainda mais competitivas. Um estudo realizado pelo Aberdeen Group concluiu que as organizações best-in-class de desenvolvimento de produto utilizam as ferramentas de simulação computacional.

Simulacao-sem-simulacao-2

O desenvolvimento de aparelhos da Internet das Coisas está criando grandes oportunidades de negócios e dando origem a novos mercados, o que faz crescer a demanda para este setor, o que leva especialistas a estimar o seu impacto econômico no mercado na casa de $10 trilhões por ano. De olho nesta fatia do mercado, muitas empresas buscam desenvolver produtos cada vez mais inteligentes, eficientes e com menor custo. No entanto, elas enfrentam muitos desafios no desenvolvimento de dispositivos da Internet das Coisas.

Para superar os desafios de concepção e fabricação de dispositivos IoT, as empresas estão utilizando as soluções ANSYS. Essas soluções já estão sendo utilizadas em sete principais aplicações, tanto individual quanto coletivamente, e estão trazendo diversos benefícios em relação às oportunidades e aos desafios de desenvolvimento de produtos da Internet das coisas.

Imagem mostra algumas aplicações da simulação no desenvolvimento de dispositivos IoT

Imagem mostra algumas aplicações da simulação no desenvolvimento de dispositivos IoT

Um material que pode auxiliar projetistas e engenheiros é o White Paper Engineering the Internet of Things que aborda os principais desafios enfrentados no desenvolvimento de dispositivos IoT, bem como aponta como superar aqueles que podem surgir durante o ciclo de desenvolvimento desses produtos.

Além deste material, a ANSYS e a ESSS disponibilizam uma série de webinars que irão destacar como as empresas estão utilizando a simulação de engenharia para gerar valor ao seu negócio. As diferentes apresentações irão abranger um panorama geral sobre a Engenharia da Internet das Coisas, bem como as inovações aplicadas a drones, wearables (dispositivos vestíveis), aparelhos médicos. Nesses webinars você poderá encontrar inspiração e valor nesses insights para auxiliar nos desafios de desenvolvimento de produto. Para se inscrever nos webinars acesse:

Desenvolvendo Produtos e Sistemas IoT utilizando Simulação
Internet of Things Webinar Series

Call to action_pt


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *