Sustentabilidade na Indústria: simulação ajuda a inovar e melhorar eficiência de produtos


O que você poderia mudar para desenvolver produtos melhores e mais sustentáveis? Se você ainda não se perguntou isso, talvez esteja na hora de começar a se questionar e a repensar o seu processo! A busca por produtos sustentáveis é uma tendência crescente no mundo e cada vez mais os consumidores se preocupam com este tema. Mas, e como desenvolver produtos eficientes que atendam a demanda de sustentabilidade na indústria? As ferramentas de simulação computacional são grandes aliadas neste sentido.

Os softwares de simulação computacional estão ajudando empresas ao redor do mundo a agregar valor aos seus produtos por meio de um desenvolvimento mais sustentável, com custos reduzidos em protótipos físicos e testes experimentais e menor tempo de projeto. E aí você pode dizer, o meu processo já é enxuto e o meu produto é tão eficiente quanto poderia ser. Será mesmo?!

Sobre uma coisa você provavelmente tem razão, o seu produto é muito bom e existe pouca margem para melhoria, mas só se essa afirmação for baseada na utilização dos métodos tradicionais. Agora pense no benefício de ter acesso a uma ferramenta que pudesse ajudar você a estudar cada detalhe do seu produto, entender a complexidade de cada peça do conjunto e, ao mesmo, permitir testar centenas – talvez milhares – de modificações em poucos minutos com investimento mínimo? É exatamente isso o que a simulação pode fazer pelo seu negócio!

Sustentabilidade, Eficiência e Inovação onde é improvável
Agora pense em um chuveiro. Ele tem um design elegante, cumpre eficientemente o seu papel e não tem como ser melhorado, certo? Não necessariamente! Um exemplo disso é a Nebia, que pensando em como melhorar esse tipo de produto criou um chuveiro com um design muito mais moderno, capaz de reduzir o consumo de água em até 70% durante o banho se comparado a um chuveiro comum.

O Nebia Shower, como passou a se chamar o produto, ainda reduz drasticamente a quantidade de energia necessária para aquecer a água, ou seja, ele transformou a experiência ao tomar banho, enquanto o consumidor ainda economiza energia e água. Mas como eles fizeram isso?

Eles precisaram vencer o grande desafio de manter a qualidade do aquecimento reduzindo o consumo da água. Para isso, a equipe de engenharia utilizou a ferramenta de fluidodinâmica computacional (CFD) da ANSYS, onde por meio da simulação computacional puderam modelar o fluxo de água através do chuveiro para reduzir a queda de pressão e manter o aquecimento.


Entenda como a Nebia transformou a experiência ao tomar banho no vídeo acima

A simulação computacional permitiu aos engenheiros da Nebia testar – rapidamente e a um custo reduzido – uma infinidade de versões dos seus produtos e entregar um chuveiro inovador e eficiente! E aí, você ainda acha que não tem como tornar o seu produto melhor?

Sustentabilidade x Simulação
Seja na produção ou consumo primário de energia no setor de transporte, industrial ou residencial, os produtos e processos estão muito bem sintonizados para a sua função, o que muitas vezes leva a crer que haja pouca margem para melhorias. Mas o que o caso da Nebia mostra é que é possível melhorar um produto já consolidado no mercado.

inovacao-e-eficiencia-energetica-com-utilizacao-da-simulacao-em-engenharia-com-ansys

Mas para inovar nessas linhas de produtos já existentes é necessário investir em sistemas cada vez mais complexos. E para superar esses desafios, é necessário contar com ferramentas altamente especializadas de software embarcado, em físicas primárias – mecânica, eletromagnetismo, fluidos e termodinâmica -, bem como em uma plataforma confiável para apoiar o desenvolvimento de um protótipo virtual completo e que oferece um ecossistema extensivo que incorpora uma ampla gama de softwares internos e externos.

Neste sentido, as ferramentas de simulação da ANSYS oferecem esses recursos para serem aplicados desde a fase de concepção do projeto e em todo o ciclo de desenvolvimento de projeto. Isso permite que a engenharia filtre as melhores opções dentre uma infinidade de possibilidades existentes e que estão muito além do alcance da experiência e da intuição.

As ferramentas ANSYS também permitem avaliar com precisão muitas possibilidades de projeto simultaneamente – o que seria inviável baseado no método tradicional -, testá-lo em diferentes cenários e promover melhorias significativas. Dessa forma, é possível reduzir consideravelmente (ou mesmo reduzir a zero) os custos no desenvolvimento de protótipos físicos e testes experimentais.

Cinco áreas estratégicas para inovação e eficiência energética

Cinco aplicações principais da simulação para inovação e eficiência

Cinco aplicações principais da simulação para inovação e eficiência

As empresas estão inovando e criando produtos mais eficientes com base em cinco áreas de aplicação de projetos sustentáveis:

1. Projetos aerodinâmicos;
2. Leveza eficaz;
3. Eficiência de operação e consumo de energia;
4. Sistemas de eletrificação avançada;
5. Otimização térmica.

Com o objetivo de apresentar as muitas possibilidades em se melhorar um produto, a ESSS oferece gratuitamente webinars que irão abordar cada uma dessas áreas base. Inscreva-se gratuitamente nos eventos e entenda como é possível desenvolver produtos mais sustentáveis, eficientes e inovadores.

Você pode também explorar mais sobre inovação e eficiência energética em nosso site, baixando gratuitamente materiais como artigos, webinars, e-books , entre outros conteúdos, sobre este assunto. Assim como os consumidores, as empresas podem fazer escolhas que apoiem a sustentabilidade no cotidiano. Para isso, é necessário analisar os processos de desenvolvimento de projetos para, então, tratar de forma eficaz a complexidade crescente de produtos e navegar com agilidade por diferentes campos de projeto.

E agora, depois de ler todo este texto, o que você mudaria hoje no seu processo? Ou o que você gostaria de melhorar no seu processo?

cta_pt


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *