As 10 melhores Publicações na Área de CFD


A área de Fluidodinâmica Computacional possui uma vasta bibliografia, porém, por se tratar de um tema com um nível de complexidade considerável, é sempre interessante buscar referências em livros confiáveis que apresentem o tema da forma mais didática e clara possível. Este post irá apresentar algumas das publicações que se destacam na área de CFD. Conforme a figura abaixo ilustra, foram listados diferentes tipos de referências, desde livros que abordam conhecimentos básicos de fluidodinâmica e CFD para quem está iniciando na área, até livros com conhecimentos mais específicos para quem já possui noções básicas na área de CFD.

Livros_Fluidodinamica

Confira os livros que se destacam na área de CFD

[1] Transport Phenomena – Bird: Livro teórico de fenômenos de transporte (transferência de calor, massa e quantidade de movimento). Apresenta desde o desenvolvimento das equações de transporte e as hipóteses assumidas para chegar a estas equações até diferentes soluções para problemas de ordens distintas.

[2] Numerical Heat Transfer and Fluid Flow – Patankar: Recomendado para uma primeira leitura do tema. Livro extremamente didático e interessante para entendimento e aplicação do Método dos Volumes Finitos em simulações de fluidos. É um livro antigo, desta forma possui algumas técnicas um pouco defasadas, o que não invalida o fato de ser uma referência bastante interessante e didática;

[3] Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional – Maliska: Livro bastante completo, descreve todas as etapas que envolvem a solução de um problema de CFD de forma resumida e didática. O livro baseia-se no Método dos Volumes Finitos como a ferramenta mais adequada para trabalhar com CFD.

[4] An introduction to Computational Fluid Dynamics – Versteeg e Malalasekera: Livro indicado para quem está iniciando na área de CFD. Trata de métodos numéricos básicos, teoria de fluidodinâmica e solução de matrizes, normalmente dados nos cursos de graduação.

[5] Computational Fluid Dynamics – Anderson: Livro bastante recomendado para quem tem interesse na área de CFD. Indicado tanto para estudantes quanto para profissionais da área. Aborda o tema de CFD de forma mais amigável, apresentando o desenvolvimento da equação de Navier-Stokes completa e explicando cuidadosamente o comportamento matemático de diferentes tipos padrões de escoamento. Também apresenta técnicas de solução para obter soluções estáveis.

[6] Turbulence modeling for CFD – Wilcox: Traz fundamentos bastante completos e profundos sobre modelos de turbulência. Apesar de ser um tema complexo o autor traz diversos comentários que facilita o entendimento, além de fornecer uma base ao leitor para o desenvolvimento de novos modelos. Ensina como analisar os modelos de turbulência e descobrir o que, de fato, eles predizem.

[7] Multiphase flows with droplets and particles – Crowe et al.: Aborda a área de escoamentos multifásicos de forma bastante completa, desde exemplos e aplicações industriais para escoamentos multifásicos até a análise de colisão partícula-partícula e partícula parede. Indicado para leitores que possuam um conhecimento básico na área de CFD.

[8] Multiphase flow handbook – Crowe: Um livro importante para quem quer começar a trabalhar com escoamentos multifásicos. Apresenta uma visão geral bem completa sobre a teoria de escoamentos multifásicos, assim como um resumo dos modelos da área.

[9] An Introduction to Combustion: Concepts and Applications – Turns: Traz conceitos teóricos da área de combustão de uma forma simples, proporcionando um fácil entendimento do tema. Explica a física aplicada a problemas reais, principalmente no que tange a equipamentos industriais, além de explicar a utilidade de várias propriedades, parâmetros e correlações da área de combustão. Recomendado par a qualquer engenheiro que trabalhe na área de combustão e, principalmente, para aqueles que desejam iniciar na área de simulação CFD de sistemas com combustão.

[10] Theoretical and Numerical Combustion – Poinsot e Vaynante: Fornece um conhecimento profundo da área de combustão, principalmente no que tange modelagem numérica de escoamentos reativos turbulentos. Por abordar um tema mais complexo na área de fluidodinâmica computacional, este livro é recomendado como referência na área de modelagem de combustão para profissionais da área que possuam, ao menos, um conhecimento básico de CFD.

REFERÊNCIAS:

[1] BIRD, R. B.; STEWART, W. E.; LIGHTFOOT, E. N.. Transport Phenomena. John Wiley & Sons, Inc.. 2ª edição. 2006.
[2] PATANKAR, S. V.. Numerical Heat Transfer and Fluid Flow. Taylor & Francis. 1980.
[3] MALISKA, C. R.. Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional. LTC. 2ª edição. 2004.
[4] VERSTEEG, H. K.; MALALASEKERA, W.. An introduction to Computational Fluid Dynamics: The Volume Finite Method. Prentice Hall. 2ª edição. 2007.
[5] ANDERSON, J.. Computational Fluid Dynamics. McGraw-Hill Mechanical Engineering. 1ª edição. 1995.
[6] WILCOX, D. C.. Turbulence modeling for CFD. D C W Industries. 3ª edição. 2006.
[7] CROWE, C. T.; SCHWARZKOPF, J. D.; SOMMERFELD, M.; TSUJI, Y.. Multiphase flows with droplets and particles. CRC Press. 2ª edição. 2012.
[8] CROWE, C. T.. Multiphase flow handbook. CRC Press. 1ª edição. 2005.
[9] TURNS. S. R.. An Introduction to Combustion: Concepts and Applications. McGraw and Hill Education. 3ª edição. 2011
[10] POINSOT, T.; VAYNANTE, D.. Theoretical and Numerical Combustion. R. T. Edwards, Inc. 3ª edição. 2012.

Introdução à Fluidodinâmica


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *