Medical Digital Twin: Simulação ANSYS lidera a mudança


À medida que as organizações de saúde trabalham em prol da inovação, elas adotam novas ferramentas e metodologias não apenas para acelerar o desenvolvimento, mas também para assegurar a segurança e a confiabilidade extremas dos produtos. A modelagem e a simulação computacional estão revolucionando o campo: a metodologia fornece informações valiosas antecipadas, trazendo o lançamento do produto mais cedo e maior retorno do investimento, reduzindo a dependência de testes tentativa e erro e levando ao mercado produtos extremamente confiáveis. Empresas inovadoras estão utilizando a simulação e o Medical Digital Twin para avançar e transformar ainda mais a medicina. O Medical Digital Twin consiste em um modelo detalhado do corpo humano, permitindo melhorar os tratamentos e prever o comportamento de nosso próprio corpo para otimizar nossa saúde, e para abrir caminho para esta proposta, é preciso alcançar três marcos: medicina personalizada, para fornecer a informação necessária ao gêmeo digital, protótipos digitais completos para acelerar o surgimento deste novo medicamento, ensaios clínicos in silico para obter inovações mais rápidas.

 ANSYS_Digital_Twin

Medicina personalizada

A medicina está se tornando personalizada. Em breve, todos estaremos sob constante cuidado intenso. Todos os nossos parâmetros vitais e não vitais serão monitorados continuamente, porém, o mercado bioeletrônico ainda precisa de cinco inovações chave.

  • O equipamento de monitoramento e diagnóstico utilizável requer medição dos parâmetros alvo de forma confiável e repetitiva
  • Eficiência energética para evitar a substituição ou recarga de baterias
  • Interferência do sinal, integridade do sinal e segurança cibernética de wearables
  • Segurança do paciente e cumprimento de regulamentos rigorosos
  • Software e uma interface simples, capaz de tratar os dados do paciente e sintetizá-los em recomendações nítidas para o paciente

Embora esta lista possa parecer intimidante, progressos surpreendentes são relatados todos os dias.

 

Protótipo digital completo

Seja para projetar os próximos processos de entrega de medicamentos novos ou simplesmente camas de hospital, o processo de desenvolvimento do produto é muitas vezes “sub-digitalizado”. Modelos no computador e simulação são utilizados de forma abrangente para efetivamente projetar produtos em todas as indústrias, incluindo empresas líderes de dispositivos médicos que relataram uma boa aceleração e retorno sobre o investimento. Há algumas razões pelas quais as pequenas empresas ainda não abraçaram totalmente protótipos digitais completos:

– Falta de empregados qualificados totalmente educados em simulação de engenharia

– Falta de confiança de que a simulação reduz significativamente o tempo e o custo ao mercado, possivelmente minimizando o risco para o paciente

Apesar de convencido pelo valor da simulação e do ROI, algumas pessoas continuam a atrasar o investimento necessário: os concorrentes e os pacientes não podem esperar!

 

Em ensaios clínicos in silico

O processo de aprovação regulamentar é longo, mas necessário, é o que está impedindo que as inovações atinjam os pacientes com mais rapidez. Conscientes desse problema, mas não está disposto a comprometer-se com a segurança dos pacientes, legisladores e reguladores estão buscando soluções alternativas, como a complementação de ensaios clínicos com testes preliminares em computadores, também em ensaios clínicos in silico. Mas ainda estamos diante de algumas dificuldades:

-Construir a confiança da comunidade médica através de extensas validações clínicas

-Grandes bibliotecas de geometrias específicas do paciente, propriedades de materiais e patologias

-Definição do quadro regulamentar formal por meio da legislação

O futuro da saúde é brilhante, graças, em parte, à simulação multifísica e aos ensaios clínicos in silico. Dentro de 10 anos, especialistas preveem que até 60% dos testes serão realizados via computador. Para conseguir isso, as empresas precisarão democratizar o uso de simulação entre engenheiros de diferentes níveis de habilidade, com o resultado combinado da aceleração do desenvolvimento de produtos.

 

CTA_Biomédica_pt


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *