Usar Simulação para seu financiamento – Como Construir uma Startup de Sucesso


Empreender não é tarefa fácil. E com poucos recursos, a missão torna-se ainda mais árdua. Com o propósito de alavancar negócios em ascensão, Chance Barnett, CEO da CrowdFunder, destaca como empreendedores iniciantes podem conseguir um bom financiamento a partir de uma fórmula (veja a fórmula e mais dicas no artigo de Barnett). E aqui, iremos abordar como adicionar a simulação ao seu projeto e colocar ainda mais credibilidade nas suas ideias.

Esquema da plataforma de escopo sugerida por Barnett

De forma geral, é muito importante ter uma mensagem concisa, pensada e clara, mas Barnett leva isto um passo adiante: o objetivo do seu financiamento é abrir a mente de investidores para sua visão e criar emoção, não necessariamente para fechar um investimento imediato. Para entender onde a simulação pode ser mais valiosa na sua área, primeiro precisamos olhar para uma abordagem de campo, examinando o esquema criado por Barnett.

  • Escopo
  • Momento, ação, expertise (seus números-chave)
  • Oportunidade de mercado (definir o tamanho do mercado e a base de clientes)
  • Problema e solução (o que você precisa preencher e que outras soluções existem)
  • Produto ou serviço (a sua solução)
  • Modelo de negócio (fluxos de receita chave)
  • Abordagem e estratégia de mercado (como você faz para seu negócio crescer)
  • Equipe e principais partes interessadas (investidores e conselheiros)
  • Finanças
  • Concorrência
  • Investimento (seu “pedido” de financiamento e seu uso básico de fundos)

Aproveite o software de simulação para ilustrar seu produto

Barnett recomenda que, quando você estiver destacando seu produto, devem-se usar imagens em vez de texto. O texto não conta uma história da mesma forma que uma imagem e representações visuais atingem de forma mais rápida e compreensível do que o texto. Desta forma, um software de simulação pode ajudar os empresários a compreenderem melhor as ideias. Isso ajuda a criar um verdadeiro protótipo virtual para mostrar para os investidores, mostrando que você pensou nos detalhes, requisitos e necessidades do seu produto físico.

Uma imagem de simulação traz a ideia para uma realidade potencial, pois exibe todos os benefícios e detalhes descritos no projeto como poderiam existir no mundo real. Não há um lugar melhor para exibir uma imagem de simulação do que na apresentação de um produto. Além disso, usar um software líder do setor, como as ferramentas ANSYS, e que as principais empresas do mundo utilizam, dará credibilidade com os investidores.

Prove o valor da sua ideia com uma demonstração do produto

Demonstrar o produto pode responder a muitas questões de investidores centradas em como este funcionará. Então, por que não abordar isso mostrando aos investidores potenciais um vídeo do seu produto trabalhando em situações da vida real? O software de simulação permite que você teste seu protótipo virtual em diferentes condições e situações, com diferentes materiais. Ele também permite que você grave o produto em ação quando as condições e os materiais mudam, para que você possa remover possíveis preocupações em torno da viabilidade do produto, por exemplo. Qual melhor maneira de provar que sua solução é viável do que mostrá-la na prática?

Algumas empresas perdem valores consideráveis, investindo em protótipos físicos e testes, que desperdiçam tempo e dinheiro. Quanto mais um investidor tiver que esperar para ver um retorno, mais arriscado será o investimento. A simulação dá a oportunidade de se destacar e mostrar como você pode reduzir seu tempo de comercialização, superar a concorrência e economizar dinheiro valioso, diminuindo o número de protótipos físicos.

Recursos nas suas mãos

Apresentações para ganhar financiamento são momentos decisórios para os empresários. Há uma variedade de maneiras pelas quais startups podem ter acesso aos recursos. Muitos empresários estão escolhendo trabalhar com uma incubadora ou aceleradora, por isso, outra opção valiosa é conhecer o Startup Program. A ANSYS e a ESSS assumem o compromisso de ajudar as startups a inovar desde a sua criação, beneficiando muitas pequenas empresas ao redor do mundo. Robert Lumley, fundador e CEO da AirLoom Energy, afirma que as soluções ANSYS ajudaram sua empresa não só a responder perguntas importantes de desenvolvimento de produtos, mas também proporcionou credibilidade para conquistar novos financiamentos.

O desenvolvimento de produtos orientados por simulação pode ter um enorme impacto na sua fase de desenvolvimento. Empresas em todo o mundo sabem disso e estão usando a evolução do produto orientada por simulação, mas, como uma empresa em desenvolvimento, é possível aproveitar a simulação desde o início. Ao fazer isso, é possível perceber os benefícios em um ponto em que cronograma e despesas nunca foram tão importantes.

startup program


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *