ANSYS Discovery Live – Simulação em Tempo Real


A ANSYS tem mais de 50 anos de experiência no mercado e ao longo dessa trajetória diversas ferramentas foram criadas, adquiridas e idealizadas. E agora, um novo produto sem precedentes pode ter despertado seu interesse nos meios de comunicação recentemente: O ANSYS Discovery Live.

A necessidade do uso da simulação para o desenvolvimento de protótipos digitais já é bem reconhecida na era da internet das coisas e da quarta revolução industrial, também chamada de indústria 4.0. Ainda hoje, este é um segmento do mercado atendido por especialistas que normalmente possuem ampla bagagem acadêmica e de mercado nas costas. Isso é natural, pois este profissional precisa ter domínio de engenharia, de metodologias numéricas computacionais, de modelos empregados, formas de discretização, procedimentos de verificação e validação, métodos de caracterização de materiais, algoritmos de otimização entre outros. O tempo necessário para formar um profissional fluente em todas essas linhas de conhecimento pode se mostrar como um gargalo ao sistema produtivo do setor industrial.

Para atender à rápida evolução pela qual a cadeia produtiva está passando, surge a necessidade da democratização da simulação. Para aumentar a eficiência de desenvolvimento de novos projetos, e assim, possibilitar que empresas convencionais atendam ao tempo de resposta exigido hoje, o uso de ferramentas de simulação em etapas preliminares do projeto se mostra necessário.

Normalmente, durante o ciclo de desenvolvimento de um projeto, os desenhos idealizados são criados pelo departamento de projetistas. Estes profissionais, autoridades na elaboração de modelos CAD e técnicas de projeto e desenho, são os responsáveis por criar propostas que serão exploradas pelo time de simulação. Com o modelo CAD em mãos, esses profissionais são os responsáveis por analisar o comportamento do produto virtual, compreender os fenômenos observados e propor modificações. De posse destes dados, o time de projetistas fará as modificações propostas, estudando a sua viabilidade, assim o ciclo recomeça. Algumas ou muitas iterações podem ser necessárias.

ANSYS_Discovery_Live
A natureza desse processo é por si só não muito produtiva. Até que as equipes possam convergir em um projeto que atenda às necessidades de ambas, muito tempo pode ser necessário. Isto é amplificado se pensarmos em empresas nas quais estas equipes não operam no mesmo fuso horário ou se pensarmos que esse processo ocorre para uma vasta gama de produtos.

Neste cenário, o valor do ANSYS Discovery Live se sobressai. Esta ferramenta revolucionária, que usa o poder de GPUs para o cálculo transiente e instantâneo de modelos complexos possibilita que não especialistas de CAE realizem estudos de simulação. A ferramenta solicita apenas as condições de contorno do caso e uma resposta é obtida no ato, sem a necessidade de conhecimentos avançados de discretização, modelagem, etc. Com isso, o time de projetistas passa a ser capaz de realizar o estudo qualitativo dos produtos em desenvolvimento com grande rapidez. Este mesmo profissional pode realizar diversas modificações no produto para obter melhorias, diminuindo muito o tempo do ciclo acima descrito.

ANSYS_Discovery_Live_2

Para auxiliar este processo, o ANSYS Discovery conta com uma interface extremamente clean e objetiva, com muito poder de pós-processamento para rápida compreensão dos fenômenos que ocorrem por trás da operação do produto.  No momento, é possível o cálculo de fluidos, estruturas e estudos térmicos. E com o auxílio deste recurso, menos tempo é necessário para a compreensão das estratégias de simulação e mais tempo pode ser investido na física do caso em questão.

ANSYS_Discovery_Live_3
Observe que a proposta da ferramenta não é a eliminação de especialistas CAE ou da simulação “tradicional” – como passará a ser conhecida. Estes profissionais continuam sendo de extrema importância, para que seja possível o estudo detalhado e com precisão do projeto. O ANSYS Discovery Live entra no processo como uma ferramenta de produtividade, por trazer a simulação a uma etapa anterior e possibilitar a elaboração de um projeto mais robusto e eficiente, de modo que os especialistas de simulação já recebam um projeto otimizado. Dada a natureza instantânea do calculo descrito, o time de projetistas passa a ser capaz de realizar por conta própria um grande numero de simulações em pouco tempo. Isso possibilita a investigação e feedbacks imediatos, indo de encontro à inovação e redução do ciclo de vida de desenvolvimento de uma concepção.

O nome Discovery Live não é à toa. É uma referência à capacidade de uso da ferramenta de realizar uma modificação no modelo e na mesma hora (ao vivo) e descobrir o impacto dessa modificação no modelo. Essa é a mudança que a ferramenta traz para o mercado: A possibilidade de brincar com o modelo e, instantaneamente, descobrir o que acontecerá.
Com o auxílio do ANSYS Discovery Live, ANSYS AIM e dos demais produtos do portfólio, a ANSYS caminha para uma realidade sem precedentes, na qual a prototipagem virtual finalmente se torna democrática a partir da abrangência de todo o ciclo de desenvolvimento de projetos. Vale ser mencionado que a partir da interface do ANSYS SpaceClaim todos estes produtos podem se comunicar entre si e agregar ainda mais toda uma evolução do estudo, unindo todas as equipes envolvidas.

Até agora, o ANSYS Discovery Live segue em fases iniciais e não podemos partilhar muitas informações quanto a detalhes da tecnologia nem uma documentação detalhada. Contudo, aproveitando o vácuo gerado desde o anúncio da ferramenta, qualquer pessoa pode baixar e usar o ANSYS Discovery Live gratuitamente até o dia 1° de fevereiro de 2018. Todos os interessados em baixar serão direcionados para uma página que permite o uso da ferramenta pela nuvem, caso seu computador não suporte o software. Existe também um fórum para que dúvidas sejam tiradas, bem como propostas de desenvolvimento e compartilhamento de estudos interessantes. Mesmo se você for um usuário avançado de combustão, escoamento multifásico em domínio rotativo com particulado, ou não linearidades e dinâmica, se você tem interesse por simulação você precisa conhecer este lançamento.
Para descobrir todas as possibilidades do ANSYS Discovery Live, acessar o conteúdo e testar gratuitamente, clique aqui.

CTA_Discovery_webinar_pt_semdata


Comentarios

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *